Rádio

Conheça as músicas que fazem sucesso no Carnaval de Salvador!

Linha do Tempo

1990

Ano em que o publicitário Pedrinho da Rocha criou o que viria a ser a adaptação da mortalha, que foi rebatizada de abadá. Começa a parceria da banda Chiclete com Banana com o bloco Camaleão, que permanece até hoje. Sarajane posa para a revista Playboy. Foi a primeira cantora baiana a estampar a capa da revista. O início da década é marcado pelo surgimento dos blocos alternativos, que desfilam entre a quinta-feira e o sábado de Carnaval. Os alternativos surgiram com a ampliação dos circuitos e concentra milhares de foliões, em sua maioria, jovens. Além dos dias de desfile, estes blocos diferem-se dos chamados “tradicionais” pelo menor custo dos abadás. O trio elétrico completa 40 anos.

A partir de 1992

Bloco Camaleão
Bloco Alternativo

1992

Daniela Mercury, ex-vocalista da banda Companhia Clic, lança seu segundo disco O Canto da Cidade e se consagra nacionalmente como a rainha do axé-music, vendendo um milhão de cópias. A Bamdamel faz o hit do ano, a música Prefixo de Verão. O glamuroso circuito do mar, mais tarde batizado como circuito Dodô (Barra-Ondina), foi oficializado em 1992 e hoje é um dos pontos de maior efervescência do Carnaval de Salvador. Orlandinho, filho de Orlando Campos, resgatou o trio Caetanave e prestou uma homenagem ao pai, promovendo neste Carnaval o encontro de gerações.

Melhor Cantor

Bell Marques

Melhor Cantora

Daniela Mercury

Melhor Música

Baianidade Nagô

Caetanave
Circuito Osmarl

1993

Ricardo Chaves é a estrela do Carnaval, com o Bloco Crocodilo e a música É o Bicho. Ivete Sangalo é convidada pra ser vocalista da banda Eva e líder do bloco Eva, onde já passou nomes como Jota Morbeck, Ricardo Chaves, Marcionílio e Asa de Águia. Ivete foi descoberta por Jonga Cunha em uma micareta em Morro do Chapéu, interior da Bahia. É criado o Troféu Dodô e Osmar, considerada a premiação mais importante do carnaval baiano. É criado Projeto Didá com o bloco e a banda feminina Didá, por Neguinho do Samba, sendo transformada em uma associação cultural sem fins lucrativos, abrangendo a Escola de Artes e a Associação Educativa e Cultural, localizadas no Centro Histórico de Salvador.

Melhor Cantor

Ricardo Chaves

Melhor Cantora

Márcia Freire

Melhor Música

Berimbau

Banda EVA
Banda Didá

1994

O Ara Ketu faz sucesso com a música O AraKetu é Bom Demais. A Timbalada cria seu bloco.

Melhor Cantor

Ricardo Chaves

Melhor Cantora

Márcia Freire

Melhor Música

Berimbau

Banda Araketu

1995

A banda Gerasamba estoura ao incorporar dançarinos no grupo. Carla Perez, Débora Brasil e Jacaré. Depois de uma briga na Justiça, troca o nome para É o Tchan. A Cia. do Pagode faz sucesso com a dançarina Sara rebolando na Boquinha da garrafa.

Melhor Cantor

Tatau (Araketu)

Melhor Cantora

Márcia Freirer

Melhor Música

Ara Ketu é Bom Demais

Cia do Pagode
Grupo Gerasamba

1996/1997

O Asa de Águia começa a lançar músicas temáticas. Dança do vampiro, dança da tartaruga, dança da manivela são algumas das canções de sucesso do grupo. Comandado o bloco Crocodilo, Daniela Mercury “inaugura” o circuito Barra-Ondina. Para divulgá-lo na mídia, cria o primeiro camarote com estrutura profissional, recebendo convidados famosos no circuito artístico. Morre Osmar Macedo, criador do trio elétrico junto com Dodô. Ele teve seu sepultamento realizado com um cortejo de trios elétricos passando na Praça Castro Alves.

Melhor Cantor

Bell Marques (Chiclete om Banana)

Melhor Cantora

Daniela Mercury

Melhor Música

Rapunzel

Asa de Águia
Camarote Daniel Mercury

1999

Em 1999, é criado no bairro da Liberdade, o bloco Os Mascarados que será puxado pela cantora Margareth Menezes. Ivete sai da banda Eva e parte para carreira solo. O percussionista Carlinhos Brown retomou o projeto da Caetanave e trouxe um novo equipamento para as ruas de Salvador.

Melhor Cantor

Bell Marques

Melhor Cantora

Ivete Sangalo

Melhor Músicar

A Dança do Vampiro

Caetanave