Rádio

Conheça as músicas que fazem sucesso no Carnaval de Salvador!

Linha do Tempo

1985

Marco do ritmo axé-music – gênero que representaria mais tarde o estilo musical criado na Bahia – com a música “Fricote”, de Luiz Caldas, em parceria com Paulinho Camafeu. A canção foi incluída em seu disco Magia no ano seguinte, originando a primeira coreografia apresentada no carnaval de Salvador com o chamado deboche. Luiz Caldas torna-se o “Pai do axé-music”. Sarajane ainda está no comando da banda Novos Bárbaros.

A partir de 1992

Luiz Caldas
Novos Bárbaros

1986

A antológica música Eu Sou Negão, de Gerônimo, é um dos maiores sucessos do carnaval deste ano. A canção é uma declaração de orgulho negro, principalmente por ter conseguido abrir caminhos para que o samba reggae dos blocos afros de Salvador chegasse aos meios de comunicação e se transformasse em um fenômeno de popularidade. Nessa época, a fantasia pra sair nos blocos ainda era chamada de mortalha. É criada a banda Beijo, liderada por Netinho. Tatau se torna vocalista da banda Ara Ketu, lançando um sucesso do bloco para o carnaval com a música “Uma História de Ifá (Elejigbô)” que seria gravada depois por Margareth Menezes. Chiclete Com Banana explode nacionalmente com o disco Gritos de Guerra.

A partir de 1992

Banda Araketu
Banda Beijo
Chiclete com Banana
Gerônimo

1987

Interpretada na voz grave e marcante de Margareth Menezes, a música Faraó desponta no Carnaval deste ano O Brasil se rende à rodinha de Sarajane. A cantora lança o clipe da música A Roda no Fantástico, algo inédito para a música de carnaval. Sarajane participa do Cassino do Chacrinha no ano seguinte.

A partir de 1992

Sarajane

1988

Pela primeira vez, um bloco afro de grande porte como o Olodum desfila na Barra. O ano de 1988 foi o da comemoração alusiva ao centenário da abolição da escravatura no Brasil, cujo tema foi “Bahia de Todas as Áfricas”. Criação do Crocodilo por Renato Linhares que se torna um dos grandes blocos do circuito Campo Grande onde passou nomes como Jorge Zarath, Asa de Águia, Ricardo Chaves. O bloco é atualmente comandado por Daniela Mercury que desfila no circuito Barra/Ondina. A Bamdamel lança E Lá Vou Eu, considerado seu maior disco. O publicitário Nizan Guanaes compõe o jingle e clipe We Are the World of Carnaval para promover o turismo e o carnaval de Salvador com a reunião de diversos artistas. O clipe foi gravado em 1988 e a música de Nizan Guanaes foi criada para ajudar as obras de Irmã Dulce. Os cantores que estão no clipe eram considerados as estrelas do carnaval de Salvador nesse período. Alguns dos artistas que participam: Lazzo Matumbi, vocalista do Olodum na época, Daniela Mercury, Durval Lelys (Asa de Águia), Margareth Menezes, Ricardo Chaves, Serginho Ribeiro (Pimenta N´Ativa), Osmar Macedo, Jussara Silveira, Jorge Zarath, Missinho (vocal Chiclete com Banana na época), Silvinha Torrres e Laurinha.

A partir de 1992

Banda Mel
Bloco Crocodilo
Nizan Guanaes

1989

A banda Beijo, com o vocalista Netinho, é a bola da vez. A música Beijo na boca, uma mistura de lambada e samba reggae, foi um grande sucesso do ano. A banda Beijo foi primeiro grupo baiano a apresentar-se no Domingão do Faustão. Em 1989, Olodum é conhecido mundialmente ao participar do clipe de Paul Simon (”The Obvious Child”) e Carlinhos Brown lança o grupo e movimento denominado Timbalada, no Candeal, gravando seu primeiro disco em 1993.

A partir de 1992

Timbalada